???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/193
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de ecoeficiência em um processo de moldagem plástica com adição de material reciclado em uma empresa do segmento automotivo
Autor: Domigos Filho, Jose
Primeiro orientador: Vieira Junior, Milton
Primeiro coorientador: Lucato, Wagner Cesar
Primeiro membro da banca: Silva, Eraldo Jannone da
Resumo: Este trabalho tem a proposta de verificar a viabilidade de utilização do material virgem com adição de material reciclado, em diferentes faixas de reciclo e analisar o nível da evolução da ecoeficiência, considerando os dados do processo em conjunto com as suas métricas ambientais, na área de moldagem plástica em uma empresa do segmento automotivo. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória com uma abordagem quantitativa. Para a comprovação das propriedades térmicas, físicas e mecânicas do material virgem com adição de material reciclado em comparação ao material 100% virgem, foram realizados testes que pelos resultados obtidos indicaram a viabilidade técnica para se trabalhar com uma porcentagem de reciclo até 20%. Para análise da ecoeficiência foram escolhidos quatro indicadores, avaliados em um conjunto de nove máquinas injetoras. Para a análise da evolução do nível da ecoeficiência global foram observados os indicadores de ecoeficiência para o 1° semestre dos anos 2010, 2011 e 2012, obtendo melhorias que demonstraram um aumento na ordem de 13% entre 2011 e 2012. Com os resultados obtidos foi possível concluir que as propostas do trabalho foram aceitas no que se refere ao material com adição de reciclo e as ações aplicadas ao processo de moldagem plástica com seus aspectos ambientais resultaram em melhoria da ecoeficiência, correlacionando resultados de produção e métricas ambientais para uma medição adequada.
Abstract: The purpose of this work is to verify the feasibility of using virgin material with addition of recycled material and analyze the level of ecoefficiency in a plastic molding area, in a company from the automotive segment. For this purpose, an exploratory research was conducted using a quantitative approach. Tests were conducted to confirm the thermal, physical and mechanical properties of the virgin material with addition of recycled material in comparison to 100% virgin material. Results indicated the technical feasibility of working with recycling rates of up to 20%. Four environmental indicators were used in the ecoefficiency analysis, considering nine injection molding machines. For the analysis of process ecoefficiency indicators for the 1st half of 2010, 2011 and 2012 were measured. Improvements showed a 13% increase between 2011 and 2012. With the results obtained, this study concludes that the proposals have been accepted of material with addition of recycled material, and the actions applied to the plastic molding process with their environmental aspects resulted in improved ecoefficiency, correlating results of production and environmental metrics for a proper measurement.
Palavras-chave: Ecoeficiência
Indicadores de desempenho
Moldagem plástica
Material reciclado
Ecoefficiency
Performance indicators
Plastic molding
Recycled material
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: Uninove
Departamento: Engenharia
Programa: Programa de Mestrado em Engenharia de Produção
Citação: DOMIGOS FILHO, Jose. Análise de ecoeficiência em um processo de moldagem plástica com adição de material reciclado em uma empresa do segmento automotivo.. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/193
Data de defesa: 19-Feb-2013
Appears in Collections:Programa de Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File SizeFormat 
B_Jose Domigos Filho.pdf1,54 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.