???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/217
Tipo do documento: Dissertação
Título: A conversão de produção empurrada em puxada: estudo de caso na indústria de brinquedos
Autor: Andrade, Valéria Freitas de Souza
Primeiro orientador: Lucato, Wagner Cezar
Primeiro membro da banca: Shibao, Fábio Ytoshi
Segundo membro da banca: Oliveira Neto, Geraldo Cardoso de
Resumo: Na atualidade manter-se competitivo no mercado é cada vez mais desafiador, a concorrência é globalizada e desenvolver vantagens competitivas é agora uma questão de sobrevivência para as organizações. E para a indústria de brinquedos não é diferente, uma vez que existem diversas opções de fabricantes disponíveis e também a concorrência com mercado virtual dos jogos na internet ou vídeo games. Existem diversas maneiras para uma organização tornar-se mais competitiva, e uma boa estratégia de manufatura é uma destas. Encontram-se nos conceitos da Produção Enxuta diversas ferramentas para tanto, como a produção puxada que se esforça para sincronizar todo o fluxo de materiais com a demanda real, o que aumenta a entrega do produto no prazo, reduz inventários, consequentemente os custos e diminui os riscos insatisfação dos clientes. Este trabalho propõe como sua contribuição para geração de conhecimentos, identificar que mudanças devem ocorrer em um processo de produção para a transformação de um sistema de manufatura tradicional que utiliza produção empurrada para outro que utilizará a produção puxada. O trabalho inicia-se com uma revisão da literatura que permitiu propor uma sequência de nove passos para transformação de um sistema de produção empurrada em um sistema de produção puxada para a verificação da possibilidade de utilizar essa sequência em situações do mundo real. A metodologia utilizada foi a pesquisa ação, em que o autor participa da resolução de um problema ao mesmo tempo em que gera conhecimentos. Assim esta sequência de nove passos foi aplicada a uma indústria de brinquedos, para validar a questão inicial deste trabalho. Com resultados obtidos pode-se consolidar a questão de quais mudanças são necessárias para transformar um sistema de produção empurrada em um com produção puxada. O trabalho é finalizado com a apresentação destes resultados e também as limitações presentes neste estudo.
Abstract: Presently to stay competitive in the marketplace is challenging. Competition is global and developing competitive advantages is now a matter of survival for organizations. The toy industry is not different, as there are lots of manufacturers available and also competition with virtual market games on the internet or video games. There are several ways for an organization to become competitive, and a nice manufacturing strategy is one of these. The concepts of Lean Production present several tools for that, such as pull production that synchronizes the entire flow of materials to the actual demand, increasing the delivery of the product on time, reducing inventories, costs and consequently the risk of discontent customers. This paper proposes as its contribution to the generation of knowledge, identifying what changes should occur in a production process for the transformation of a traditional manufacturing system that uses pushed production into another that uses the pull production. The work begins with a review of the literature, which enabled the identification of a sequence of nine steps for transforming a pushed production system into a pull production one. To verify the possibility of using this nine-step procedure in real world, the action research methodology was selected, in which the author participates in the resolution of a problem meanwhile generating knowledge. Hence, this sequence of nine steps was apply to a toy industry in order to validate the initial question of this work. The results could answer the question proposed by what changes was needed to transform a push production system in a pull production. The work ends with the presentation of results and the limitations present in this study.
Palavras-chave: produção enxuta
indústria de brinquedos
produção puxada
lean production
toy industry
pull production
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: Uninove
Departamento: Engenharia
Programa: Programa de Mestrado em Engenharia de Produção
Citação: ANDRADE, Valéria Freitas de Souza. A conversão de produção empurrada em puxada: estudo de caso na indústria de brinquedos. 2014. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/217
Data de defesa: 26-Aug-2014
Appears in Collections:Programa de Mestrado em Engenharia de Produção

Files in This Item:
File SizeFormat 
Valeria Freitas de Souza Andrade.pdf734,7 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.