Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/221
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento de um protótipo de secador infravermelho e de uma ferramenta computacional para auxiliar as empresas de beneficiamento de grãos na obtenção de curvas de secagem
Autor: Bailly, Rogério 
Primeiro orientador: Santana, José Carlos Curvelo
Primeiro membro da banca: Calarge, Felipe Araújo
Segundo membro da banca: Paschoalin Filho, João Alexandre
Resumo: A inovação tecnológica é um dos meios de tornar as empresas mais competitivas, pois melhorias no processo, na planta, no design dos produtos e processos podem reduzir os custos e/ou tornar os produtos mais atrativos para o consumidor. Atualmente, verificam-se avanços no desenvolvimento de novas técnicas de secagem, como as que usam a energia solar, o ultrassom, as microondas e as ondas infravermelhas. As indústrias de beneficiamento de grãos utilizam os secadores convectivos, que usam o ar aquecido por meio da queima de algum combustível, na retirada de umidade das sementes. Neste sentido, foi desenvolvido um protótipo de secador usando ondas infravermelhas, descrito passo a passo, bem como os custos da sua montagem e a aplicação na secagem de sementes de milho maltado. As secagens ocorreram entre 41 e 69°C. Um programa em Java para simular a secagem de grãos, no qual estão inseridos os modelos de secagem de Brooker, Lewis, Thompson e Wang & Singh é outra inovação desenvolvida neste trabalho. Os resultados mostraram que o custo total para a produção do secador foi de R$ 442,24 por unidade, sendo de 3 a 36 vezes mais barato e 2,5 vezes mais rápido na retirada de umidade do que os secadores comuns (convectivo), comercializados no Brasil. O simulador mostrou-se apto a ser utilizado na obtenção das curvas de secagem de qualquer grão, sendo que para os dados testados, o modelo de Thompson et al. (1968) foi o que mais se ajustou. Assim, acredita-se que este estudo pode contribuir com as empresas de beneficiamento de grão, por meio da geração de dois produtos inovadores que podem auxiliá-las no processo de secagem de suas sementes.
Abstract: Technological innovation is a means of making businesses more competitive, because improvements in process at the plant, the design of products and processes can reduce costs and / or make products more attractive to consumers .Currently, there are advances in the development of new drying techniques, such as using solar energy, ultrasound, microwaves and infrared waves. The grain processing industries using convective dryers, which use air heated by burning some fuel, the removal of seed moisture. Accordingly, we developed a prototype dryer using infrared waves described step by step as well as the costs of installation and application in the drying malt maize. The drying occurred between 41 and 69 ° C. A program in Java to simulate drying grain, wherein the drying models Brooker, Lewis and Thompson & Singh are inserted Wang 's another innovation developed in this work. The results showed that the total cost to produce the dryer was R $ 442.24 per unit, being 3-36 times cheaper and 2.5 times faster in removing moisture than ordinary dryers (convective) commercialized in Brazil . The simulator proved to be able to be used to obtain the drying curves of any grain , and for the data tested , the model of Thompson et al. (1968) was the most adjusted. Thus, it is believed that contributed to the grain processing businesses, the generation of two innovative products that can assist them in their seeds drying process.
Palavras-chave: inovação tecnológica
secagem
simulação
beneficiadoras de grãos
custo da produção
modelos de secagem
technological innovation
drying
simulation
hulling grain
cost of production
drying models
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: Uninove
Departamento: Engenharia
Programa: Programa de Mestrado em Engenharia de Produção
Citação: BAILLY, Rogério. Desenvolvimento de um protótipo de secador infravermelho e de uma ferramenta computacional para auxiliar as empresas de beneficiamento de grãos na obtenção de curvas de secagem. 2014. 86 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/221
Data de defesa: 13-Fev-2014
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Rogerio Bailly.pdf1,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.