Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/512
Tipo do documento: Dissertação
Título: A obrigatoriedade do ensino de filosofia e a formação de professores desta disciplina que atuam em uma região da grande São Paulo.
Autor: Chagas, Rita de Cássia Alves das 
Primeiro orientador: Buffa, Ester
Primeiro membro da banca: Lorieri, Marcos Antonio
Resumo: Pretende-se com essa pesquisa promover a discussão sobre a formação do professor e sua atuação na disciplina de Filosofia, especificamente na rede pública do Estado de SP, com foco nas cidades de Suzano e Ferraz de Vasconcelos, devido à obrigatoriedade da inclusão do ensino de Filosofia na grade curricular do Ensino Médio, pela Lei 11.684/2008, a partir de uma revisão bibliográfica sobre o processo histórico do ensino de Filosofia no Brasil e da fundamentação teórica de Pierre Bourdieu com foco nos conceitos: capital cultural e reconversão, analisando a oferta de cursos de graduação em Filosofia na cidade de São Paulo, produzindo assim, uma comparação entre formação acadêmica e a atuação profissional.
Abstract: It is intended to promote discussion that research on teacher education and its role in the discipline of philosophy, specifically in the public of the State of SP, with a focus on cities of Suzano and Ferraz de Vasconcelos, due to the inclusion of compulsory education philosophy at the high school curriculum, Law 11.684/2008 from a literature review on the historical process of the teaching of philosophy in Brazil and the theoretical foundation of Pierre Bourdieu - Post review - on cultural capital and conversion by analyzing the supply undergraduate courses in philosophy at the city of São Paulo, thus producing a comparison of academic versus professional performance.
Palavras-chave: formação de professores
Ensino de Filosofia
capital cultural e reconversão
teacher training
teaching philosophy
cultural capital and conversion
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: Uninove
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: CHAGAS, Rita de Cássia Alves das. A obrigatoriedade do ensino de filosofia e a formação de professores desta disciplina que atuam em uma região da grande São Paulo.. 2011. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/512
Data de defesa: 23-Set-2011
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
B_Rita de Cassia Alves das Chagas.pdf724,6 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.