???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/576
Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação continuada do professor de educação infantil : um estudo dos cursos de formação por SME e FABES no município de São Paulo 1989-1996.
Título(s) alternativo(s): The continued formation of child education teacher : one study the formation courses suggested by SME and FABES in the municipal district the São Paulo 1989/1996.
Autor: Santos, Helvezir Ribeiro dos 
Primeiro orientador: Jardilino, José Rubens
Primeiro membro da banca: Buffa, Ester
Segundo membro da banca: Silva, Jair Militão da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo construir uma análise comparativa dos programas de formação continuada dos professores de educação infantil da Rede Municipal de São Paulo (1989/1996) através da sistematização dos documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria da Família e Bem Estar Social (FABES) da época ora analisada, na tentativa de contribuir para a reflexão sobre a importância da formação destes profissionais da educação, quer atuem em escolas municipais de educação infantil ou em creches. Inicia fazendo um breve histórico do surgimento da profissionalização docente à institucionalização de uma formação específica e suas conseqüências e, em especial, no Brasil, um paralelo em relação à condição social da criança, percorrendo os referenciais teóricos que tratam das questões da profissionalidade e formação continuada. Utilizando-se da análise de conteúdo, procura fazer uma interpretação acerca das concepções de profissionalidade que os documentos revelam a partir dos cursos oferecidos e da concepção de criança, na busca da compreensão da intencionalidade de tais movimentos de formação. No decorrer da pesquisa, os dados analisados apontaram para uma aproximação entre os princípios e concepções da política educacional da gestão da prefeita Luíza Erundina (1989/1992) com referenciais de profissionalidade que contribui para a formação da identidade profissional do professor de educação infantil, dada a especificidade de sua ação educativa e a criança como cidadã, enquanto que o material selecionado da administração municipal do prefeito Paulo Maluf (1993/1996) revelou uma tendência de enquadramento dos professores a meros executores de programas elaborados pelos especialistas e a concepção de criança como um vir-a-ser: a criança de qualidade.
Palavras-chave: Professor de educação infantil
Criança
Formação continuada
Políticas públicas de formação
Profissionalidade docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: Uninove
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Helvezir Ribeiro dos. The continued formation of child education teacher : one study the formation courses suggested by SME and FABES in the municipal district the São Paulo 1989/1996.. 2005. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/576
Data de defesa: 8-Dec-2005
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
B_Helvezir_Ribeiro_dos_Santos.pdf556,83 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.