???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/720
Tipo do documento: Tese
Título: Identidade organizacional, estratégia de gestão de pessoas e potencial de crescimento em empresas de micro e pequeno porte.
Autor: Freire, Denilson Aparecida Leite 
Primeiro orientador: Pedron, Cristiane Drebes
Primeiro membro da banca: Nelson, Reed Elliot
Segundo membro da banca: Nassif, Vânia Maria Jorge
Terceiro membro da banca: Bitencourt, Cláudia Cristina
Quarto membro da banca: Miranda, Edson Kiyso de
Resumo: Quando se trata de estratégia de gestão de pessoas no âmbito das micro e pequenas empresas (MPE´s), os proprietários são, geralmente, os responsáveis pelas decisões estratégicas e de gestão. Nesse sentido, supõe-se que a forma como o proprietário percebe e gerencia seus recursos financeiros, materiais e humanos podem impactar os resultados organizacionais. Esse estudo analisou qual o impacto da visão do proprietário sobre as práticas de gestão de pessoas utilizadas e se essas contribuem ou não para o crescimento das MPE´s. Trabalhou-se, então, com três variáveis: primeiro, a visão do proprietário, analisada por meio da teoria de identidade organizacional (IO), na percepção deste; em segundo lugar, a adoção de sistemas de trabalho de alto envolvimento (STAE) e, em terceiro, o potencial de crescimento (PC) da empresa. Foram analisadas as seguintes questões: "Qual o impacto da Identidade Organizacional sobre o nível de adoção de Sistemas de Trabalho de Alto Envolvimento? ; Qual o efeito do grau de adoção de Sistemas de Trabalho de Alto Envolvimento sobre o potencial de crescimento da organização? ; e Qual o efeito da Identidade Organizacional sobre o potencial de crescimento da organização, tendo como mediador o grau de adoção de Sistemas de Trabalho de Alto Envolvimento?" Para respondê-las foi realizado um levantamento com os proprietários de empresas de micro e pequeno porte da região sudeste. Os dados foram coletados por meio de um instrumento formado pela escalas: Sistemas de Trabalho de Alto Envolvimento (CIAVARELLA, 2003); Identidade Organizacional (FOREMAN; WETTEN, 2002) e o Potencial de Crescimento (RUTHEFORD et al, 2004). Foram obtidas 109 respostas válidas. Os resultados comprovaram que há impacto positivo do caráter normativo de Identidade Organizacional nos Sistemas de Trabalho de Alto Envolvimento e desses sobre o potencial de crescimento das MPE´s. Comprovou, também, que há um impacto negativo do caráter utilitarista de IO sobre o STAE e que há impactos da identidade normativa e utilitarista sobre o potencial de crescimento. Os achados ainda revelaram análises descritivas por cada um das escalas analisadas: IO, STAE e PC, trazendo importantes contribuições para a gestão e para a academia. Sugere-se, para aprofundamento, pesquisas qualitativas na tentativa de compreender melhor as relações entre essas variáveis.
Palavras-chave: Estratégia de gestão de pessoas
Identidade Organizacional
Sistemas de Trabalho de Alto Envolvimento
Potencial de Crescimento
Micro e Pequenas Empresas
Strategic Management of People
Organizational Identity
High Involvement Work Systems
Growth Potential
Small Enterprises
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: Uninove
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: FREIRE, Denilson Aparecida Leite. Identidade organizacional, estratégia de gestão de pessoas e potencial de crescimento em empresas de micro e pequeno porte.. 2013. 204 f. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/720
Data de defesa: 23-Sep-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File SizeFormat 
B_Denilson Aparecida Leite Freire.pdf2 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.