Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/954
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo sobre os modelos de gestão de pessoas aplicados em uma grande empresa brasileira do setor de cosméticos
Autor: Fernandes, Lúcia Helena Marcello Rodrigues Domingues 
Primeiro orientador: Vasconcelos, Isabella Francisca Freitas Gouveia de
Primeiro membro da banca: Vasconcelos, Flávio Carvalho
Segundo membro da banca: Alves, Mário Aquino
Resumo: Neste trabalho pesquisamos o impacto da adoção do Modelo Político de Gestão de Pessoas na Natura, empresa brasileira do Setor de Cosméticos. No decorrer de nosso trabalho, apresentamos as características do Modelo Político de Gestão de Pessoas e verificamos como cada grupo organizacional da empresa estudada reagiu à sua implementação. Verificamos que apesar do modelo ser bem aceito pela maioria dos colaboradores, e de não existirem fenômenos de resistência organizacional explícitos, alguns grupos tiveram dificuldades de adaptar suas antigas competências específicas ao novo perfil exigido pela organização. Faltou treinamento específico e suporte para alguns destes grupos, sendo detectado o perigo de se desenvolverem atitudes de resistência devido à frustração diante das dificuldades de adaptação dos atores organizacionais ao novo modelo. Nossa pesquisa mostra que, mesmo em condições favoráveis, os indivíduos podem ter dificuldades de adaptação na ausência de um treinamento específico. Ao final do trabalho propomos a realização de um diagnóstico das competências e padrões culturais de cada grupo em um momento anterior à mudança e a elaboração de um plano de desenvolvimento de competências específicas para cada grupo adaptar-se à nova situação organizacional. A atitude de “escuta” dos dirigentes e o treinamento adequado mostram-se indispensáveis para evitar os problemas de adaptação e permitir o sucesso da mudança organizacional.
Abstract: The object of this research is the adoption of a Political HRM model by a Brazilian Beauty Products Company. Even if we could not detect a resistance-to-change phenomena, our research shows that it is important to proceed an organizational diagnostic before implementing an organizational change program. It is important to the managers to know well the social actors cultural differences and power issues in order to prevent dysfunctions and a resistance-to-change phenomena.
Palavras-chave: competências
mudança
organizações
cultura e gestão de pessoas
organization
HRM
power
culture
change
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: Uninove
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/954
Data de defesa: 1-Jun-2002
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuCIA HELENA MARCELLO RODRIGUES DOMINGUES FERNANDES.pdfLucia Helena Marcello Domingues Fernandes842,38 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.