Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1364
Tipo do documento: Dissertação
Título: A abordagem da contabilidade ambiental com enfoque na ecoeficiência: uma análise na redução do consumo de água em uma IES
Autor: Silveira, Carlos Barbosa
Primeiro orientador: Calarge, Felipe Araujo
Primeiro membro da banca: Calarge, Felipe Araujo
Segundo membro da banca: Baptista, Elessandro Antônio
Terceiro membro da banca: Lima, Carlos Roberto Camello
Resumo: A procura da redução de custo, da melhoria da qualidade nos processos de produção de produtos e serviços,do cumprimentoda agenda de obrigações das empresas no atendimento às exigências sociais, econômicas e políticas e da utilização de equipamentos com avanço tecnológico, convergindo com uma gestão ecoeficiente na preservação do meio ambiente,tem levado algumas empresas a obterem resultados significativos para o seu desempenho econômico, financeiro e ambiental.Contudo, em muitos casos, os resultados obtidos não são demonstrados claramente nos instrumentos econômicos e sociais. Neste contexto, esta dissertaçãocomo um estudo por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa,demonstrou o resultado de ações visando ao desempenho ecoeficiente de uma universidade que implementou um equipamento de descarga a vácuo de vasos sanitários, contribuindopara a redução do consumo de água.Desta forma,pelautilização da abordagem da intensidade de massa para avaliar a quantidade de massa (abiótico, biótico e água) dispensada do meio ambiente e daabordagem da contabilidade ambiental,verificou-se que os resultados obtidospodem auxiliar na análise e demonstração do desempenho ecoeficiente de uma organização.
Abstract: The search forcost reduction, quality improvementin production processesof products andservices, the fulfillmentof theobligations ofcompaniesin meeting thesocial, economic and political, and the useof equipment withtechnological advancementdemandsagenda, drawingon managementeco-efficientinpreserving the environmenthas ledsome companies toobtainimportantfor their economic, financial and environmental performance results.However,in many cases, the results are not clearly showed in financialand social instruments. In this context, this work, as acase studyand througha qualitative andquantitative approach, showedthe result ofactions aimed at eco-efficientperformanceofa university thathas implementedan equipmentdischargevacuumtoilets, helping to reduce the water consumption. Thus the use of the mass intensity approach to assess the amount of mass(abiotic, biotic and water) waivedthe environmentandenvironmental accountingapproach, obtained may assist in assessing the eco-efficient performanceof an organization.
Palavras-chave: ecoeficiência
meio ambiente
contabilidade ambiental
eco-efficiency
environmental
environmental accounting
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: UNINOVE
Departamento: Engenharia
Programa: Programa de Mestrado em Engenharia de Produção
Citação: Silveira, Carlos Barbosa. A abordagem da contabilidade ambiental com enfoque na ecoeficiência: uma análise na redução do consumo de água em uma IES. 2015. 96 f. Dissertação( Programa de Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bibliotecadigital.uninove.br/handle/tede/1364
Data de defesa: 18-Mar-2015
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Barbosa Silveira.pdfCarlos Barbosa Silveira1,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.