Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1366
Tipo do documento: Dissertação
Título: Aplicação da metodologia de aprendizagem ativa em treinamento com enfoque no lean thinking: proposta de um método para o segmento industrial farmacêutico
Autor: Kuo, Chang Chih 
Primeiro orientador: Calarge, Felipe Araujo
Primeiro coorientador: Calado, Robisom Damasceno
Primeiro membro da banca: Calarge, Felipe Araujo
Segundo membro da banca: Gaspar, Marcos Antonio
Terceiro membro da banca: Santana, José Carlos Curvelo
Resumo: À medida que o mercado se torna mais competitivo, um maior número de empresas se esforça em melhorar a eficiência e produtividade. Como resultado, a eliminação dos desperdícios utilizando técnicas e ferramentas baseadas na abordagem da Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing) com enfoque na Mentalidade Enxuta (Lean Thinking) torna-se uma alternativa para as empresas. A fim de alcançar esta condição, um dos principais passos é o desenvolvimento e capacitação dos colaboradores. Nos últimos anos, as metodologias de Aprendizagem Ativa (Active Learning) têm mostrado potencial de aplicação em treinamentos, através de métodos e técnicas que estimulam uma maior interação dos participantes voltada à análise e solução dos problemas elencados, sendo verificados casos de aplicação na indústria automotiva. O objetivo deste trabalho é pesquisar, avaliar e caracterizar aspectos relacionados à dinâmica de capacitação de colaboradores de uma organização em conceitos da Mentalidade Enxuta, através da abordagem da metodologia de Aprendizagem Ativa, elaborando uma proposta de método para implementação em treinamentos de capacitação no segmento da indústria farmacêutica. Com base nas observações de treinamentos com enfoque em jogos de simulação, nas aplicações de questionários aos participantes, em entrevistas com especialistas das empresas, bem como a utilização de outras técnicas de análises documentais, este trabalho resultou em um método de treinamento e capacitação para o segmento farmacêutico.
Abstract: As the market becomes more competitive, more companies strive to improve efficiency and productivity. As a result, waste elimination using techniques and tools based on the approach of Lean Manufacturing focused on Lean Thinking becomes an alternative for companies. In order to achieve this condition, a main step is the development and training of colaborator. In recent years, Active Learning methodology have shown a potential application in training, through methods and techniques that encourage greater interaction of participants in analysis and problems solving listed, and checked application cases in the automotive industry. The objective of this study is to research, evaluate and characterize aspects related to the dynamics of colaborators training of an organization in concepts of Lean Thinking by addressing the Active Learning methodology, preparing a proposal for a method of implementing development training in the segment of pharmaceutical industry. Based on the observations of training with a focus on simulation games, on the applications questionnaires to participants, on the interviews with experts from companies, as well as the use of other techniques of documentary analysis, this work has resulted in a method of training and capacity for the pharmaceutical segment.
Palavras-chave: manufatura enxuta
mentalidade enxuta
aprendizagem ativa
jogos de simulação
lean manufacturing
lean thinking
active learning
simulation games
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: UNINOVE
Departamento: Engenharia
Programa: Programa de Mestrado em Engenharia de Produção
Citação: Kuo, Chang Chih. Aplicação da metodologia de aprendizagem ativa em treinamento com enfoque no lean thinking: proposta de um método para o segmento industrial farmacêutico. 2015. 96 f. Dissertação( Programa de Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bibliotecadigital.uninove.br/handle/tede/1366
Data de defesa: 31-Mar-2015
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Chang Chih Kuo.pdfChang Chih Kuo2,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.