Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/3084
Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelagem bayesiana da influência do risco de falha em equipamentos nos custos, interferências operacionais e impactos socioeconômicos de uma operação metroferroviária
Título(s) alternativo(s): Bayesian modeling of fail risk influence on the costs, operational interference and socioeconomic impacts of a subway system operation
Autor: Campos, Eduardo Augusto 
Primeiro orientador: Librantz, Andre Felipe Henriques
Primeiro membro da banca: Librantz, Andre Felipe Henriques
Segundo membro da banca: Araújo, Sidnei Alves de
Terceiro membro da banca: Pinto, Luiz Fernando Rodrigues
Resumo: As crescentes exigências por uma prestação de serviços com qualidade elevada e com menor número de interrupções operacionais leva as operadoras de transporte metroferroviário a buscar diferentes métodos melhoria do desempenho de equipamentos, com o foco na disponibilidade e melhoria dos indicadores clássicos de performance da manutenção, como o MKBF (Mean Kilometer Between Failures) por exemplo. Entretanto as metodologias disponíveis raramente relacionam a confiabilidade dos sistemas com o risco de interrupção da prestação de serviço, como consequência os indicadores clássicos de manutenção têm pouca ou nenhuma utilidade no âmbito da gestão da operação do sistema. Este trabalho propõe um modelo de avaliação de confiabilidade, porém considerando o seu reflexo na qualidade da operação do sistema de transporte, utilizando Redes Bayesianas para estimar a confiabilidade de um equipamento crítico para a operação de um sistema metroferroviário. O modelo foi elaborado a partir de análise de dados de falha e da opinião de especialistas; os dados de confiabilidade de componentes e probabilidades de eventos causadores de impactos operacionais alimentam a Rede Bayesiana proposta. Dados de custos de manutenção e benefícios socioeconômicos gerados pela operação são utilizados para avaliar os impactos econômicos das interrupções. O modelo proposto fornece uma previsão dos custos de manutenção, interferências operacionais, e impactos nos benefícios socioeconômicos gerados, a partir da confiabilidade dos componentes do equipamento em análise. Na etapa de validação o modelo apresentou uma eficiência de 87,5% na previsão de falhas no sistema considerado. Na etapa final do trabalho foram simulados cenários de aplicação do modelo, o objetivo é demonstrar como o modelo pode ser utilizado na prática com exemplos de uso dos dados gerados na tomada de decisão. Também é proposto um framework com o propósito de facilitar a aplicação do modelo em outras indústrias com características similares. Espera-se que a implantação deste modelo possibilite a melhoria de indicadores de qualidade da operação do sistema, a diminuição de interferências na operação do sistema e os impactos na geração de benefícios socioeconômicos, oferecendo uma nova forma de avaliar investimentos em sistemas urbanos de transporte de passageiros.
Abstract: The growing demands for the provision of services with high quality and fewer operational interruptions leads the rail and subway transport operators to seek different methods to improve the performance of equipment, with a focus on the availability and improvement of classic maintenance performance indicators, such as the MKBF (Mean Kilometer Between Failures) for example. However, the available methodologies rarely relate the reliability of the systems with the risk of interruption in the provision of service, as consequence the classic maintenance indicators have little or no use in the scope of the management of the system's operation. This work proposes a reliability evaluation model, considering its impact on the quality of the transport system operation, using Bayesian Networks to estimate the reliability of a critical equipment for the operation of the transport system. The model was elaborated from failure data analysis and experts opinion; component reliability data and probabilities of events responsible for operational impacts feeds the proposed Bayesian Network. Maintenance costs and socioeconomic benefits generated by the transport system operation data are used to assess the economic impacts of interruptions. The proposed model provides a forecast of maintenance costs, operational interferences, and impacts on the socioeconomic benefits generated, from the reliability of the equipment components under analysis. The study main proposal is to provide a model to evaluate the equipment reliability impact in the subway system performance, additionally is provided a framework to apply the model in other types of systems. The proposed model can be applied in management decision making, provide service operation improvement, and even guide new investments on systems performance.
Palavras-chave: redes bayesianas
confiabilidade
ferrovia
sistemas metroferroviários
bayesian networks
reliability
railway
subway systems
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: UNINOVE
Departamento: Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção
Citação: Campos, Eduardo Augusto. Modelagem bayesiana da influência do risco de falha em equipamentos nos custos, interferências operacionais e impactos socioeconômicos de uma operação metroferroviária. 2022. 104 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/3084
Data de defesa: 18-Fev-2022
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eduardo Augusto Campos.pdfEduardo Augusto Campos4,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.