Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/353
Tipo do documento: Dissertação
Título: Economia solidária: a proposta da CUT ao desemprego estrutural e as transformações no mundo do trabalho.
Autor: Amaral Júnior, José de Almeida 
Primeiro orientador: Monfredini, Ivanise
Primeiro membro da banca: Bryan, Newton Antônio Paciulli
Segundo membro da banca: Russo, Miguel Henrique
Resumo: Tendo em vista a grande precariedade do mercado de trabalho, resultado das transformações do capitalismo contemporâneo, esta dissertação tem por objetivo investigar a viabilidade e as dificuldades enfrentadas pela proposta política da CUT por meio da sua Agência de Desenvolvimento Solidário ADS que resgata o cooperativismo autogestionário da economia solidária entendido como um patrimônio centenário dos trabalhadores devendo ser reavivado e expandido como algo além de uma forma de combate ao desemprego estrutural, ou seja, como um instrumento da revolução socialista. Para tanto, utilizando como referencial teórico Antonio Gramsci, cujos pensamentos embasam também a educação cutista, esta pesquisa analisa documentos da central que trazem o processo de organização da proposta desde seus debates iniciais, passando por literatura pertinente à questão da relação entre sindicatos, cooperativas e Estado no Brasil, bem como dos debates entre utópicos, anarquistas e marxistas sobre o tema. Dado esse percurso, as reflexões tornaram possível constatar que tal projeto dentro do cenário vivido aponta para uma frágil probabilidade de emancipação da classe trabalhadora, considerando-se as raízes históricas da relação entre cooperativismo e sindicalismo, assim como as características das estruturas que formam a realidade social brasileira, indicando que a proposta política da ADS é uma tentativa de reconstrução do campo de atuação sindical, não se caracterizando, porém, como potencial revolucionário.
Palavras-chave: Capitalismo contemporâneo
Desenvolvimento solidário
Cooperativismo
Sindicalismo
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: Uninove
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: AMARAL JÚNIOR, José de Almeida. Economia solidária: a proposta da CUT ao desemprego estrutural e as transformações no mundo do trabalho.. 2003. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/353
Data de defesa: 26-Fev-2003
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
B_Jose de Almeida Amaral Jr.pdf549,72 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.