Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/401
Tipo do documento: Dissertação
Título: Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação.
Autor: Bastos, Claudio Roberto Fontana 
Primeiro orientador: Queiróz, José J.
Primeiro membro da banca: Petraglia, Izabel Cristina
Segundo membro da banca: Assis, Orly Zucatto Montovani de
Terceiro membro da banca: Almeida, Cleide Rita Silvério de
Resumo: O objetivo desta dissertação é realizar a retomada do método da complexidade proposto por Morin para a análise do conceito de morte na sociedade em geral e no âmbito educativo. A obra O Homem e a Morte, constitui eixo hermenêutico das leituras e análises para a compreensão do tema. O itinerário que seguimos num primeiro momento trata dos temas da recusa da morte na sociedade contemporânea e a superação desta por meio dos mitos e a questão do duplo. O segundo momento foi aprofundar a questão do paradoxo vida/morte segundo a teoria da complexidade no Método 2: A Vida da vida e no Método 5: A humanidade da humanidade. Por conseguinte, o conteúdo teórico destes dois textos fundamentais foi lido adotando o procedimento circular e em espiral para o exame da obra do autor. Enfim a pesquisa aborda no momento final, a educação sem paradoxos, a passagem de uma educação in-existente ao existir educacional, demonstrando como o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade se transforma em uma Educação como Teoria para a Vida.
Abstract: The purpose of this work is to do the retaking of the complexity method proposed by Edgar Morin in order to analyze the Death concept in society and in the Education. The work Man and Death is the hermeneutical readings and analysis eixo to understand the themes. The way we took at a first moment deals with the themes of Death refusal in contemporaneous society and its overcoming through the Myths and the question of the double . After that, the question of Life/ Death paradox was studied on a deeper way, following Morin s proposal on Method 2 and Method 5. Thus, the theoretical content of both main texts was read adopting the circular and spiral method to exam the author s work. At last, this work deals with the education with no paradoxes, the transformation of a no-education into an education , trying to show how the paradox Life/ Death in the perspective of the complexity undergoes in an Education like Theory for Life.
Palavras-chave: Morte/vida
Complexidade
Educação
Death/Life, Complexity, Education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: Uninove
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BASTOS, Claudio Roberto Fontana. Viver de morte, morrer de vida o paradoxo vida-morte na perspectiva da complexidade e suas implicações na educação.. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/401
Data de defesa: 31-Ago-2009
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
B_Claudio Roberto Fontana Bastos.pdf450,97 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.