???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/494
Tipo do documento: Dissertação
Título: Usos e noções do hipertexto no ambiente virtual de aprendizagem: análise a partir da visão dos professores conteudistas que atuam na educação superior.
Autor: Silva, Luciana da
Primeiro orientador: Limena, Maria Margarida Cavalcanti
Primeiro membro da banca: Alves, Patrícia Horta
Segundo membro da banca: Silva, Mauricio Pedro da
Terceiro membro da banca: Mafra, Jason Ferreira
Resumo: Esta pesquisa analisou os usos e as noções do hipertexto a partir da visão e da atuação dos professores conteudistas do curso de especialização Mídias na Educação, ofertado no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) por uma universidade federal participante do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A pesquisa qualitativa foi realizada por meio de um estudo de caso que se utilizou da investigação bibliográfica, de um questionário, da observação e de uma entrevista. A partir da análise interpretativa do conteúdo dos dados obtidos, constataram-se as noções e as práticas dos professores conteudistas em relação à escrita e à leitura hipertextual na elaboração do material didático do curso pesquisado. De acordo com os Referenciais de Qualidade da Educação a Distância do Ministério da Educação e Cultura (MEC), o conteudista atua na elaboração do conteúdo proposto nas aulas virtuais de uma disciplina do curso na modalidade de educação a distância. É na relação entre Educação e Comunicação que se procurou analisar o uso do hipertexto como interface para a pesquisa e para a construção colaborativa do conhecimento. Buscou-se discutir a tensão gerada entre a pedagogia sustentada em conteúdos, criticada por Paulo Freire, e a pedagogia da virtualidade. Esta pedagogia apresenta particularidades que nos permitem pensar o uso do hipertexto na educação a distância virtual com o objetivo de contribuir com as áreas de conhecimento que estudam esta modalidade de ensino.
Abstract: This study examined the habits and notions of hypertext from the perspective of teachers who work in specialization course Media in Education, held in virtual learning environment (VLE) in the context of a university participant System Open University of Brazil (UAB). The qualitative research was conducted through a literature search, a questionnaire and an interview. With the interpretive content analysis of the data obtained through these instruments was found with teachers notions and practices that have in relation to writing and reading hypertext which constitutes learning object. According to the Benchmarks of Quality Distance Education MEC, is that the content-professional with a multidisciplinary team is responsible for the content of the proposed virtual classroom discipline course in distance education mode. It is the relationship between education and communication which sought to analyze the use of hypertext as an interface for searching and for building collaborative knowledge. We tried to discuss the content or pedagogy sustained in content by Paulo Freire. Examined whether this exists in virtual education pedagogy to think the pedagogical use of hypertext in this new type of education, this systematic study, which aims to contribute to this area of knowledge.
Palavras-chave: Professor conteudista
hipertexto
educação superior virtual
content teacher
hypertext
virtual higher education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: Uninove
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Luciana da. Usos e noções do hipertexto no ambiente virtual de aprendizagem: análise a partir da visão dos professores conteudistas que atuam na educação superior.. 2013. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/494
Data de defesa: 21-Mar-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
B_Luciana da Silva.pdf210,23 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.