Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/486
Tipo do documento: Dissertação
Título: A escola de uma sala só: um estudo exploratório sobre a educação matemática.
Título(s) alternativo(s): Education; Mathematics; Education and learning
Autor: Aguiar, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques 
Primeiro orientador: Petraglia, Izabel Cristina
Primeiro membro da banca: Almeida, Cleide Rita Silvério de
Segundo membro da banca: André, Maristela Guimarães
Resumo: A atual crise educacional, neste momento de transição, é assunto de várias discussões. Em um mundo pós-moderno com informações na internet e na mídia, o aluno da escola atual tem características diferentes do aluno de outras épocas. Neste cenário, procurou-se enfocar algumas dificuldades encontradas na Educação Matemática no Ensino Fundamental e Médio, apresentando propostas alternativas para trabalhar a disciplina de maneira lúdica e interessante ao olhar do aluno. Os problemas na aprendizagem desta disciplina podem estar relacionados com a fragmentação das ciências. O paradigma da simplicidade e do reducionismo torna o conhecimento, ainda, linear e em descompasso com a realidade atual. Portanto através da epistemologia da complexidade foram apresentados caminhos para trabalhar a disciplina de Matemática. Este trabalho apresenta o processo atual do estudo da Matemática e a problemática da construção do conhecimento desta disciplina. Mostrou-se um modelo antigo de escola, de uma maneira renovada, explorando conteúdos matemáticos contextualizados e interligados com outras ciências. Através de um estudo exploratório, alunos de diversas séries do Ensino Fundamental e Médio, foram reunidos em uma única sala de aula para estudar a matemática através da ludicidade, da poesia, da história da matemática, da abstração e aplicação da matemática no cotidiano.
Palavras-chave: Educação
Matemática
Ensino e aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: Uninove
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: AGUIAR, Maria de Fátima Camacho Ferreira Marques. Education; Mathematics; Education and learning. 2004. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2004.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/486
Data de defesa: 9-Set-2004
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
B_Maria_Fatima_Aguiar.pdf8,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.