Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/3237
Tipo do documento: Tese
Título: Desenvolvimento de um modelo epidemiológico aprimorado com dados de redes sociais e processamento de linguagem natural para a predição de casos de COVID-19
Autor: Santos, André Luis Marques Ferreira dos 
Primeiro orientador: Storopoli, José Eduardo
Primeiro membro da banca: Storopoli, José Eduardo
Segundo membro da banca: Pellini, Alessandra Cristina Guedes
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Ana Freitas
Quarto membro da banca: Librantz, Andre Felipe Henriques
Resumo: Introdução: Este trabalho aborda os desafios enfrentados pelos sistemas de saúde do Brasil durante a pandemia de COVID-19, com destaque para o papel das mídias sociais no apoio à saúde pública durante a crise pandêmica. Ressalta-se que, com a necessidade do isolamento físico e distanciamento social para reduzir a propagação do novo coronavírus durante a pandemia de COVID-19, a sociedade se voltou cada vez mais para os ambientes virtuais, levando a um aumento significativo no uso das mídias sociais. Em consequência, a análise de informações provenientes das mídias sociais ganhou grande relevância, impulsionando o uso e o desenvolvimento de várias técnicas de inteligência artificial para a criação de modelos preditivos. Dessa forma, a utilização desses modelos se tornou uma ferramenta relevante para aprimorar as ações de combate a surtos, epidemias, pandemias e outras situações críticas de saúde. Objetivo: O principal objetivo desta pesquisa foi desenvolver um modelo epidemiológico estatístico Bayesiano, que incorporou dados de redes sociais e processamento de linguagem natural para prever casos de COVID-19. Método: Esta pesquisa foi desenvolvida sob o paradigma da ciência de dados, na qual foram utilizados dados extraídos de redes sociais (Twitter) e do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), de Janeiro/2020 até Dezembro/ 2020. Como base teórica para a análise contextual dos dados de redes sociais foi utilizado um modelo teórico da área da comunicação em saúde – o Modelo de Crença em Saúde. As técnicas utilizadas foram: (1) processamento de linguagem natural; (2) análise de redes sociais; e (3) modelo epidemiológico Bayesiano. Por fim, para analisar o poder preditivo do modelo estatístico proposto, foram desenvolvidos dois modelos epidemiológicos, um que não utilizou dados de redes sociais e o outro que incorporou esses dados. Resultados: Como resultado principal, foi observado que o modelo epidemiológico que incorporou dados de redes sociais conseguiu prever melhor os casos de COVID-19, comparado modelo que não utilizou dados de redes sociais. Outro resultado relevante foi a contribuição para a literatura da comunicação em saúde, onde se apresentou a extensão do Modelo de Crença em Saúde no contexto da pandemia de COVID-19. Conclusão: Esta pesquisa fornece informações relevantes para pesquisadores e outras partes interessadas no combate a pandemias, ao entender como as mídias sociais podem ser usadas para melhorar modelos epidemiológicos, permitindo o aprimoramento das estimativas de predição, o que, por sua vez, contribui para mitigar os riscos associados às pandemias, e, consequentemente, subsidiar os formuladores de políticas no desenvolvimento e na implementação de estratégias mais efetivas de saúde pública.
Abstract: Introduction: Este trabalho aborda os desafios enfrentados pelos sistemas de saúde no Brasil durante a pandemia de COVID-19, com foco no papel das mídias sociais no apoio à saúde pública durante a crise pandêmica. Ressalta-se que, com a necessidade de isolamento físico e distanciamento social para reduzir a propagação do novo coronavírus durante a pandemia de COVID-19, a sociedade tem se voltado cada vez mais para os ambientes virtuais, levando a um aumento significativo do uso das redes sociais. Consequentemente, a análise de informações das mídias sociais ganhou considerável relevância, impulsionando o uso e desenvolvimento de diversas técnicas de inteligência artificial para criar modelos preditivos. Assim, a utilização desses modelos tornou-se uma ferramenta relevante para potencializar ações no combate a surtos, epidemias, pandemias e outras situações críticas de saúde. Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um modelo epidemiológico estatístico bayesiano que incorporou dados de mídia social e processamento de linguagem natural para prever casos de COVID-19. Objective: The main objective of this research was to develop a Bayesian statistical epidemiological model that incorporated social media data and natural language processing to predict COVID-19 cases. Method: This research was developed under the data science paradigm, in which data extracted from social networks (Twitter) and the Influenza Epidemiological Surveillance Information System (SIVEP-Gripe) were used from January/2020 to December/2020. As a theoretical basis for the contextual analysis of social media data, a theoretical model from the field of health communication was used – the Health Belief Model. The techniques used were: (1) natural language processing; (2) social network analysis; and (3) Bayesian epidemiological model. Finally, to analyze the predictive power of the proposed statistical model, two epidemiological models were developed, one that did not use social media data and the other that incorporated this data. Results: As a main result, it was observed that the epidemiological model that incorporated social media data could better predict COVID-19 cases compared to the model that did not use social media data. Another relevant result was the contribution to the health communication literature, where the extension of the Health Belief Model in the context of the COVID-19 pandemic was presented. Conclusion: This research provides relevant information for researchers and other stakeholders in the pandemic response by understanding how social media can be used to improve epidemiological models, enabling the enhancement of prediction estimates, which, in turn, contributes to mitigating risks associated with pandemics. Consequently, it supports policymakers in developing and implementing more effective public health strategies.
Palavras-chave: modelo epidemiológico bayesiano
processamento de linguagem natural
mídias sociais
Covid-19
modelo de crença em saúde
bayesian
natural language processing
social media
Covid-19
health belief model
Área(s) do CNPq: CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: UNINOVE
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Informática e Gestão do Conhecimento
Citação: Santos, André Luis Marques Ferreira dos. Desenvolvimento de um modelo epidemiológico aprimorado com dados de redes sociais e processamento de linguagem natural para a predição de casos de COVID-19. 2023. 162 f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Informática e Gestão do Conhecimento) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/3237
Data de defesa: 31-Mai-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Informática e Gestão do Conhecimento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
André Luis Marques Ferreira dos Santos.pdfAndré Luis Marques Ferreira dos Santos4,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.