Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/637
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desenvolvimento de capacidades para implementação de estratégia: um estudo de casos múltiplos no setor alimentício
Autor: Leme, Gilson Alfredo 
Primeiro orientador: Binder, Marcelo Pereira
Primeiro membro da banca: Costa, Benny Kramer
Segundo membro da banca: Bandeira-de-mello, Rodrigo
Terceiro membro da banca: Maccari, Emerson Antônio
Resumo: A implementação de estratégia vem sendo objeto de estudo há décadas e continua sendo um tema relevante, especialmente quando se considera que as variáveis ligadas à implementação de estratégia explicam muito mais a variância no desempenho das empresas do que aquelas ligadas à formulação de estratégia. Apesar disso, os pesquisadores apontam que os executivos ainda conhecem muito mais sobre a formulação de estratégia do que sobre como implementá-la. Muitas empresas não alcançam seus objetivos ou sequer chegam a implementar totalmente suas estratégias devido às dificuldades que enfrentam durante a etapa de implementação, o que é confirmado pelos resultados de uma pesquisa global demonstrando que, de cada cinco empresas pesquisadas, três não conseguiram colocar em ação suas estratégias e decisões operacionais (NEILSON; MARTIN; POWERS, 2008). Assim como necessitam desenvolver capacidades de fabricação ou de marketing, é plausível supor que as empresas também precisem desenvolver capacidades específicas para implementar suas estratégias. A proposta deste trabalho é examinar a implementação de estratégia a partir da perspectiva das capacidades organizacionais, no âmbito da RBV (Resource-based View), na medida em que esta trata do desenvolvimento de vantagens competitivas como resultado do ajuste e alinhamento dos elementos internos da organização em resposta às demandas e oportunidades do ambiente externo. Para atingir os objetivos propostos, foram examinados processos de implementação em duas organizações do setor alimentício, utilizando a metodologia de estudo de caso. Buscou-se entender o processo de desenvolvimento de novas rotinas e capacidades organizacionais e/ou transformação das existentes, bem como sua utilização na implementação de estratégia. Observou-se que, a fim de viabilizar a implementação de seus respectivos planos estratégicos, as duas empresas precisaram desenvolver a habilidade de articular as rotinas de implementação, compreendendo: a) avaliação das rotinas organizacionais existentes; b) desenvolvimento de novas rotinas; c) articulação das rotinas e a alocação dos recursos tangíveis e intangíveis durante o processo de implementação de estratégia; e d) conciliação da interação entre as operações produtivas regulares e as rotinas destinadas a implementar as novas estratégias. Identificamos que esta capacidade de articulação das rotinas de implementação de estratégia foi a principal responsável pelo sucesso da implementação das estratégias de ambas as companhias.
Palavras-chave: Estratégia
Implementação de estratégia
RBV
Capacidades organizacionais.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: Uninove
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: LEME, Gilson Alfredo. Desenvolvimento de capacidades para implementação de estratégia: um estudo de casos múltiplos no setor alimentício. 2010. 99 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/637
Data de defesa: 26-Mai-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
B_Gilson Alfredo Leme.pdf855,16 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.