Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1078
Tipo do documento: Dissertação
Título: O trabalho docente e uma análise da proposta curricular para o ensino de história na educação de jovens e adultos
Autor: Santos, Rosangela Simões dos 
Primeiro orientador: Buffa, Ester
Primeiro membro da banca: Jardilino, José Rubens
Segundo membro da banca: Bioto-cavalcanti, Patricia Aparecida
Resumo: O presente trabalho procura fazer uma abordagem que aponte os mecanismos que nortearam a inserção da Educação de Jovens e Adultos - EJA na região da zona leste do Município de São Paulo, buscando tornar relevante a importância desse projeto na vida social e profissional de cidadãos que haviam sido alfabetizados pelo extinto Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL criado pela lei nº 5.379 de 15/12/1967 (Período da Ditadura Militar) e que não puderam dar continuidade em seus estudos. Nesse sentido, buscamos compreender como a Proposta Curricular de História influencia no cotidiano desses alunos e na prática dos docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Médio. Fazendo uso de informações contidas em documento oficiais publicados pelo Ministério da Educação - MEC e pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo SEE, essa pesquisa buscou ainda investigar quanto à formação dos docentes através da utilização de entrevista/questionário.
Abstract: O presente trabalho procura fazer uma abordagem que aponte os mecanismos que nortearam a inserção da Educação de Jovens e Adultos - EJA na região da zona leste do Município de São Paulo, buscando tornar relevante a importância desse projeto na vida social e profissional de cidadãos que haviam sido alfabetizados pelo extinto Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL criado pela lei nº 5.379 de 15/12/1967 (Período da Ditadura Militar) e que não puderam dar continuidade em seus estudos. Nesse sentido, buscamos compreender como a Proposta Curricular de História influencia no cotidiano desses alunos e na prática dos docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Médio. Fazendo uso de informações contidas em documento oficiais publicados pelo Ministério da Educação - MEC e pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo SEE, essa pesquisa buscou ainda investigar quanto à formação dos docentes através da utilização de entrevista/questionário.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos
proposta curricular
trabalho docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: UNINOVE
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: Santos, Rosãngela Simões dos. O trabalho docente e uma análise da proposta curricular para o ensino de história na educação de jovens e adultos. 2010. 99 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo .
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://bibliotecadigital.uninove.br/handle/tede/1078
Data de defesa: 1-Out-2010
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
B_Rosangela Simoes dos Santos.pdfRosangela Simoes dos Santos431,05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.