Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1732
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fomento em tecnologia e inovação na Espanha e no Brasil: análise do caso da região do grande ABCD
Título(s) alternativo(s): Fomento en tecnología e innovación en España y Brasil: análisis del caso de la región del gran ABCD
Autor: Moraes, Kelly Corrêa de 
Primeiro orientador: Caldas, Roberto Correia da Silva Gomes
Primeiro membro da banca: Caldas, Roberto Correia da Silva Gomes
Segundo membro da banca: Couto, Mônica Bonetti
Terceiro membro da banca: Diz, Jamile Bergamaschine Mata
Resumo: O fomento em inovação tecnológica e em desenvolvimento sustentável vem desempenhando importante papel na economia mundial globalizada, na atualidade. Tal prática é o resultado da junção do Direito e da Economia em prol do desenvolvimento, visto que há altos custos envolvidos nas práticas inovadoras, juntamente com seus próprios riscos e incertezas. Assim, a atuação de instituições de fomento mostra-se fundamental para sua promoção em um processo de globalização. O presente estudo descreve e analisa as políticas públicas de fomento no Brasil, especificamente na região do Grande ABCD, no Estado de São Paulo, e na Espanha, nas áreas de Tecnologia e Inovação voltadas à sustentabilidade. A análise abarcará, sob uma perspectiva jurídica, normas, fomentadores, estratégias de governança e projetos a serem fomentados, verificando os institutos e modelos utilizados pelo poder público e pelo setor privado, juntamente com os Arranjos Produtivos Locais - APL’s. Utilizando-se pesquisa mediante investigação bibliográfica e documental, será feito um estudo de governança como importante instrumento para ensejar a implementação da política fomentadora, seja por meio do setor público, seja do privado, nos quais se põe em prática a articulação de instituições e os mecanismos de incentivo, na área de Tecnologia e Inovação, para o desenvolvimento sustentável, inclusive mediante um comparativo entre a política nacional versus a política espanhola, considerada como paradigma em tal setor.
Abstract: El fomento en innovación tecnológica y desarrollo sostenible vienen desempeñando un importante papel en la economía mundial globalizada, en la actualidad. Tal práctica es el resultado de la unión del Derecho y de la Economía para el desarrollo, ya que hay altos costos incurridos en las prácticas innovadoras, junto con sus riesgos e incertidumbres. Así, la actuación de instituciones de fomento se muestra fundamental para su promoción en un proceso de globalización. El presente estudio describe y analiza las políticas públicas de fomento en Brasil, en específico en la región del Gran ABCD, en el Estado de São Paulo, y en España, en las áreas de Tecnología e Innovación, orientadas a la sostenibilidad. El análisis abarcará normas, fomentadores, estrategias de gobernanza y proyectos para que sean fomentados, bajo un sesgo jurídico, verificando los institutos y modelos utilizados por el poder público y por el sector privado junto a los Arreglos Productivos Locales - APL’s. El uso de la investigación por la vía bibliográfica y documental hace un estudio de gobernanza como importante instrumento que posibilita la implantación de la política fomentadora, sea por medio del sector público, sea del privado, en que se puso en práctica la articulación de instituciones e mecanismos de incentivo, en el área de Tecnología y Innovación, para el desarrollo sostenible, incluso mediante un comparativo entre la política nacional versus la política española, habida como paradigma en tal sector.
Palavras-chave: desenvolvimento sustentável
políticas públicas
governança
fomento
tecnologia e inovação
desarrollo sostenible
políticas públicas
gobernanza
fomento
tecnologia y innovación
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: UNINOVE
Departamento: Direito
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direito
Citação: Moraes, Kelly Corrêa de. Fomento em tecnologia e inovação na Espanha e no Brasil: análise do caso da região do grande ABCD. 2017. 197 f. Dissertação( Mestrado em Direito) - Universidade Nove de Julho, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1732
Data de defesa: 11-Ago-2017
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kelly Correa de Moraes.pdfKelly Correa de Moraes2,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.