???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/444
Tipo do documento: Dissertação
Título: Do direito linear ao direito complexo: contribuições da epistemologia da complexidade para a crítica ao positivismo jurídico nos manuais de ensino do direito.
Autor: Fernandes, Marcel Sena 
Primeiro orientador: Lorieri, Marcos Antonio
Primeiro membro da banca: Queiróz, José J.
Segundo membro da banca: Ponce, Branca Jurema
Resumo: Este trabalho visa constatar, por pesquisa bibliográfica e análise crítica, a recepção do jus positivismo no Direito brasileiro e apresentar pela teoria da complexidade uma crítica e uma tentativa de mostrar um Direito menos linear. Buscou-se demonstrar que a teoria da complexidade apresenta subsídios para uma análise crítica do positivismo jurídico. A análise desenvolvida tem como referencial teórico a epistemologia da complexidade de Edgar Morin. Foram analisados manuais constantes nas ementas de introdução ao estudo do direito de cursos jurídicos no Brasil bem como obras de Edgar Morin. O trabalho está organizado em três capítulos: no primeiro são analisados conceitos do positivismo filosófico e do jus positivismo e como estes conceitos estão presentes nos manuais de formação de bacharéis em Direito; no segundo, são apresentadas idéias e princípios da teoria da complexidade; no terceiro são apontadas críticas ao jus positivismo e propostas daí decorrentes relativas a uma ética complexa no direito e, por decorrência, na formação de bacharéis em Direito.
Abstract: This work aims to find, by literature search and critical analysis, the reception of jus positivism in Brazilian law and to present by complexity theory a critique and an attempt to show a complex law. We tried to demonstrate that complexity theory provides insights into a critical analysis of legal positivism. The analysis has developed as a theoretical complexity of the epistemology of Edgar Morin. We analyzed manuals of study of the law from law courses in Brazil and works of Edgar Morin.
Palavras-chave: Direito
Jus Positivismo
Complexidade
Educação de bacharéis em Direito.
Law
Jus Positivism
Complexity
Education Bachelors in Law.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Nove de Julho
Sigla da instituição: Uninove
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FERNANDES, Marcel Sena. Do direito linear ao direito complexo: contribuições da epistemologia da complexidade para a crítica ao positivismo jurídico nos manuais de ensino do direito.. 2010. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bibliotecatede.uninove.br/tede/handle/tede/444
Data de defesa: 23-Dec-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
B_Marcel Sena Fernandes.pdf376,27 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.